Com um compressor de ar, você garante que muitas tarefas sejam realizadas com qualidade, praticidade e eficiência. Mas investir em um equipamento desse porte não é barato. Então, é de extrema importância que você cuide bem do equipamento para aumentar a vida útil e garantir sempre 100% de aproveitamento do maquinário.

Quer conferir como? Continue lendo!

1 – Limpe com Frequência

Para um bom funcionamento do seu compressor de ar, a limpeza é essencial. Recomenda-se a limpeza pelo menos uma vez por semana.

É importante ressaltar que nunca deve usar produtos úmidos para a limpeza. Use apenas um pano seco, retirando todo excesso de pó e outras sujeiras que impregnam na superfície do maquinário. Além disso, o filtro de ar deve ser trocado com frequência (para saber a frequência, consulte o manual do usuário).

2 – Manutenção Preventiva

Como qualquer outro equipamento, os compressores precisam de manutenção preventiva constante para aumentar a vida útil do maquinário.

Quando você leva o seu compressor a assistência, eles vão identificar defeitos que no futuro podem se tornar ainda mais prejudiciais e custosos para você. Então, fique atento ao manual do usuário e leve sempre que necessário para as manutenções preventivas.

3 – Drenagem Regularmente 

É muito comum no reservatório do compressor de ar juntar água. Isso acontece devido à umidade do ar e não tem relação com o uso do aparelho. Fique atento aos dias de chuva e se você mora em alguma cidade muito úmida como o litoral, é bom ficar de olho sempre!

A drenagem é recomendada regularmente, ou seja, deve se tornar uma rotina. Em alguns casos você também pode optar por um dreno automático.

Bônus – Instalação

No mercado você encontra tanto os compressores que precisam ficar fixos, ou compressores móveis (geralmente possuem rodas). Os compressores que ficam fixos geralmente são mais pesados que os móveis.

Vamos lá, se o seu compressor de ar é fixo você precisa tomar muito cuidado com o local que ele será instalado. É de extrema importância que o local seja bem ventilado, limpo e coberto. Dessa forma, o equipamento não será atingido pelo excesso de poeira, ou umidade, que podem prejudicar o motor.

E para evitar o superaquecimento do compressor de ar, escolha um local que não passe dos 40°C.


E ai, Gostou do nosso conteúdo?

Acredito que você irá gostar também: “Lubrificação para compressores”, “Dicas para instalar seu compressor de Ar” e “5 Tarefas que você consegue fazer com o seu compressor”.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.