Categorias de Instalação de Sobretensão (CAT)

As Categorias de Instalação de Sobretensão, também conhecida pela sigla CAT, definem o nível de proteção que os instrumentos de medição elétrica possuem, em função da tensão e da distância da fonte de energia.

As categorias são determinadas pela IEC 61010-1 e adotadas internacionalmente para evitar acidentes de trabalho durante as medições.

Antes de comprar um novo instrumento de medição é essencial que você saiba as 4 categorias existentes, bora lá?!

CAT I

Os equipamentos de medição de CAT I são os que possuem o menor grau de proteção, portanto, devem ser usados preferencialmente em circuitos de baixas tensões isoladas da rede de energia. Quando utilizado em equipamentos de alta tensão, ela deve ser derivada de um transformador com um enrolamento de alta resistência, como: monitor de vídeo ou televisão.

OBS: um equipamento de CAT I não deve ser utilizado no lugar das seguintes CAT: II, III ou IV.

CAT II

Os equipamentos de medição de CAT II são indicados para aplicações locais, então diferente da CAT I, os de CAT II são ideais para tomadas que alimentam eletrodomésticos, equipamentos de baixo e médio consumo, na medição de circuitos de portáteis (movidos à bateria ou pilha), etc.

Resumindo, os equipamentos dessa categoria são usados para eletrônicos ligados em uma tomada. Para analisar instalações maiores como um edifício ou tensões em quadros de distribuição, esses equipamentos NUNCA devem ser usados.

OBS: um equipamento de CAT II pode ser usado no lugar de um equipamento de I, porém não deve ser usado no lugar das categorias III e IV.

CAT III

Os equipamentos de CAT III são para instalações, linha de alimentação de plantas industriais, painéis de distribuição de energia ou iluminação, tomadas e conectores curtos à entrada da rede da companhia elétrica. Eles operam no máximo, até onde existe transformador de isolamento.

OBS: um equipamento de CAT III pode ser usado nas CAT I e II, porém não deve ser usado no lugar da categoria IV.

CAT IV

Utilizados para trabalhar em instalações subterrâneas, externas, painéis de distribuição, etc, os equipamentos da CAT IV são denominados nível primário de alimentação, são projetados para trabalhos no sistema de distribuição. As suas especificações devem ser acima das recomendadas pela IEC 61010-1.

São indicados para trabalhos em pontos perigosos, pois possuem um alto grau de proteção.

OBS: um equipamento de CAT IV pode substituir qualquer um dos anteriores a ela.  

RESUMO ILUSTRADO

Categorias de Instalação de Sobretensão (CAT)

Aqui, na Anhanguera Ferramentas você encontra os melhores equipamentos de medição e teste da Fluke.


Confira também: Alicate Amperímetro ou Multímetro: qual o mais indicado para cada trabalho?

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *