A chave de impacto é uma ferramenta voltada para desparafusar e parafusar porcas e parafusos.

A palavra impacto, refere-se a força utilizada para a ferramenta realizar essa tarefa. Então, você pode já ter se perguntado: qual seria a diferença entre uma parafusadeira e uma chave de impacto? Continua lendo que vamos te responder. Bora?

Chave de impacto x Furadeira comum

As chaves de impacto são voltadas para trabalhos mais pesados e são projetadas para trabalhar com parafusos de pressão, máquinas de produção, automóveis, etc. 

Já as furadeiras/ parafusadeiras são projetadas para parafusos simples que não exigem muita força, em geral, são indicadas para trabalhos mais leves e furações (as chaves de impacto não realizam furações).

Como escolher a chave de impacto ideal?

Sabemos que no mercado existem diversas marcas e modelos e escolher a chave de impacto ideal para suas atividades pode ser um desafio.

Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas. Confira:

1) Faixa de torque / potência

O torque é a força que a chave de impacto aplica sobre o parafuso no momento em que ele é fixado ou desafixado.

Então, o cuidado nessa parte é adquirir um equipamento que tenha o torque ideal para a sua aplicação. Se o torque for menor, você pode deixar o parafuso frouxo, já o torque for maior você pode “estragar” o parafuso, sendo assim, acertar no torque garante a qualidade do seu trabalho.

É importante lembrar que o torque deve ser maior que a potência necessário para executar o trabalho. Ou seja, é extremamente importante conhecer qual o valor em Nm para a função.

 Para trabalhos mais pesados como trabalhos com máquinas de produção, é indicado potências maiores, os mais simples como reparação ou manutenção não precisam.

2) Tamanho do parafuso

As chaves de impacto são especificadas em função do tamanho do parafuso e sua resistência. Com relação ao tamanho, é usado como base o diâmetro do fio de rosca.

3) Tamanho do quadrado

É de extrema importância observar o tamanho do quadrado do eixo de uma chave de impacto, pois ele deve ser maior ou, pelo menos, igual ao diâmetro do fio de rosca do parafuso que você utilizará.

4) Categorias de quadrados

Existem pelo menos 6 categorias de quadrados:

Modelos | Pneumática, Elétrica ou à bateria?

Além das dicas citadas acimas, outro ponto importante é a alimentação das chaves de impacto. Elas geralmente são dividias em 3 tipos:

Pneumática

Como o próprio nome sugere, as chaves de impacto pneumáticas funcionam por meio da pressão do ar comprimido que é geralmente obtido por um compressor de ar. São extremamente fáceis de manusear, é só regular o filtro, o lubrificador de ar e ajustar a pressão.

Projetadas especialmente para serem utilizadas em oficinas mecânicas e borracharias. Entretanto, também é possível realizar trabalhos na construção civil (estruturas metálicas de prédios e pontes).

Elétricas

Corrente elétrica: conectada a corrente elétrica, ou seja, a chave de impacto possui cabo de energia.

Em relação à potência, as chaves de impacto ligadas na corrente elétrica é a que mais se aproxima das pneumáticas, mesmo assim, ainda são inferiores. 

Em relação a ‘design’, são maiores e mais pesadas que as pneumáticas, entretanto, se você busca mais mobilidade, elas são melhores. Afinal, é mais muito mais fácil encontrar uma tomada do que andar com um compressor de ar.

Bateria: A chave de impacto alimentada a bateria é menos potente quando comparamos com a de cabo elétrico e a pneumática. Ela “ganha” apenas pela versatilidade, já que ela pode incorporar vários tamanhos de parafusos, e “ganha” também em mobilidade, visto que você não dependerá de fonte externa de energia.

Agora que você já sabe tudo sobre chave de impacto, confira algumas disponíveis no nosso site:

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *