O tema eficiência energética, cujo objetivo é otimizar processos para evitar o desperdício de energia, está cada dia mais ganhando notoriedade na indústria.

É por isso que diversos setores da cadeia produtiva vem implementando diversas práticas com o intuito de diminuir o impacto que tem causado na natureza.

Prática essa que vai desde atitudes mais simples como a destinação correta dos descartes gerados na produção, treinamento da equipe para economia e redução no consumo de energia, assim como questões mais complexas que, com o auxílio da tecnologia, buscam tornar os processos industriais mais eficientes e sustentáveis.

No Blog de hoje vamos abordar mais sobre esse tema e entender como os compressores vem ajudando na indústria a diminuição do uso de energia em seus processos produtivos

| O que é eficiência energética?

Eficiência energética é basicamente a diminuição dos gastos de energia para produzir a mesma quantidade de produtos, isso é uma forma de diminuir também o custo da empresa e os impactos ambientais.

Além disso, hoje em dia, várias ações de eficiência energética já estão contribuindo para o uso racional de energia, como a eficientização de equipamentos e processos para reduzir o consumo, os programas educacionais voltados para o estímulo ao uso seguro e eficiente de energia elétrica, e os processos de reuso e reciclagem.

| O papel dos compressores na redução do uso de energia

Os compressores são bastante utilizados na indústria em diversos segmentos e são fundamentais para a execução de uma série de serviços. Os compressores, por exemplo, podem alimentar um complexo sistema de automação pneumática, bastante usados na indústria de alimentos, móveis, máquinas de embalagens, entre outros. 

Por isso, empresas especializadas em compressores estão sempre buscando formas de torná-los mais eficientes energeticamente e em termos de funcionalidade. Investindo em tecnologia para a melhoria de funções e peças e aperfeiçoando a eficiência energética dos equipamentos.   

No entanto, quando falamos em compressores há outros fatores que também podem torná-los mais eficientes como a manutenção preventiva, limpeza de filtros e troca de peças cujo uso recorrente tende a desgastá-las. Portanto, é importante ficar atento às orientações do fabricante para manter o bom funcionamento dos equipamentos. 

Dessa forma, os compressores vem como substitutos em diversas ocasiões do uso da energia elétrica para certos tipos de equipamentos, contribuindo assim para uma maior eficiência energética dentro da indústria

| Tipos de compressor usado na indústria

Compressor pistão

O compressor pistão é usado principalmente em sistemas pneumáticos e é usado para fornecer ar comprimido. Ele funciona usando um pistão que se move para cima e para baixo dentro de um cilindro.

Os compressores pistão são eficientes e confiáveis, mas também podem ser bastante barulhentos.C

Compressor parafuso

O compressor parafuso é usado em sistemas de ar comprimido e em sistemas de refrigeração. Ele funciona usando um par de parafusos giratórios dentro de um cilindro, que comprimem o ar à medida que as hastes se movem. O ar comprimido é então enviado para fora do cilindro.

Os compressores parafusos são mais silenciosos e mais eficientes do que os compressores pistão, o que significa que o custo de operação é menor. Além disso, eles também são mais econômicos em termos de energia, pois não exigem altos níveis de potência.

| Anhanguera Ferramentas: Distribuidora de Compressores

DCIM\100MEDIA\DJI_0022.JPG

Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma infinidade de opções de compressores. Atuamos no mercado há 28 anos e contamos com uma sólida parceria com os melhores fornecedores, oferecendo soluções para todas as empresas dos segmentos varejo e industrial.

Para mais, atendemos a todo o território nacional, com processos que garantem qualidade, pontualidade e eficiência de seus produtos e serviços.

O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços pré-estabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras.

Além disso, nossa equipe de vendas é constantemente treinada para oferecer o produto ideal visando solucionar os mais diversos problemas de manutenção, reparo e operação das indústrias.


Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe de vendas:

Campinas/SP: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br

Limeira/SP: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br

Jundiaí/SP: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br

São Paulo/SP: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br

Sorocaba/SP: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br

São José dos Campos/SP: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br

Ribeirão Preto/SP: (16) 3512-7000 / ribeiraopreto@anhangueraferramentas.com.br

Serra/ES: (27) 34420200 / filial.serra@anhangueraferramentas.com.br

‌São José do Rio Preto/SP: (17) 3513-6700 / sjrp@anhangueraferramentas.com.br

Está em outra cidade? Entre em contato com a nossa matriz que iremos direcionar o seu atendimento!

(19) 3116-4000 / atendimentob2b@anhangueraferramentas.com.br


Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos. Confira clicando aqui

Você também pode ler mais sobre eficiência energética clicando aqui


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *