Tanto para maior vida útil quanto para diversos outros benefícios, é importante você saber como limpar o carpete corretamente. Além de parecerem bonitos e agregarem valor a um espaço, carpetes também servem a outros propósitos práticos.
E o uso prático é amplo: vai desde a parte visual, até delimitações de espaços a ajuda na acústica do ambiente.
Porém, esses materiais retêm sujeira e outros contaminantes que afetam a saúde das pessoas; eles também são suscetíveis a riscos de queimaduras se não forem mantidos adequadamente. Portanto, o cuidado regular mantém esses materiais seguros para uso tanto por humanos quanto por animais.
Sendo assim, veja abaixo algumas dicas que vão ajudar muito a limpar o carpete:
1 – Cuidados frequentes
Para te ajudar a manter o carpete sempre limpo e bem cuidado, mantenha uma rotina de aspiração. Ocarpete é um material que costuma acumular bastante pó, pelos de pets e sujeira. E, com o tempo, isso pode danificar as fibras e causar uma má aparência ao carpete.
Por isso utilizar um bom aspirador de pó vai te ajudar a limpar o carpete de forma bem prática.
Ao limpar um carpete, você deve limpá-lo de cima para baixo e de ponta a ponta. Inclusive, você também deve limpar as laterais e os cantos para que toda a sujeira acumulada nessas áreas não fique presa no filtro do seu aspirador.
2 – Entenda o material do carpete
Existem variações de tipos e alguns deles exigem cuidados e produtos específicos. Então não deixe de entender melhor com o material do carpete com que você está lidando, ou pode acabar prejudicando mais do que ajudando.
Dentre os tipos mais comuns, existem carpetes de manta, nylon, poliéster e polipropileno. Esses são alguns dos vários tipos, portanto veja exatamente qual o seu e fique atento às instruções do fabricante.
3 – Removendo as manchas
Manchas são grandes inimigas de um carpete, principalmente dos mais claros.
Você pode limpar o carpete utilizando soluções industriais já prontas e próprias para o seu uso ou, dependendo da mancha, algumas soluções mais simples e caseiras também irão te ajudar. Mas lembre-se, quanto mais tempo a mancha ficar lá, menos você irá conseguir removê-la.
Se a mancha ainda estiver úmida, pressione um pano limpo e seco para absorver a sujeira.
Depois, espalhe sob a mancha a solução que deseja utilizar (seja industrial ou uma caseira bastante conhecida: vinagre, água e bicabornato); deixe ali por alguns minutos e então pressione novamente o pano.
Após secar, veja se é necessário repetir o processo.
E lembre-se, esse tipo de limpeza não exclui a aspiração periódica.
Dicas para manter a limpeza
A limpeza e manutenção do seu carpete evita o acúmulo de sujeiras na superfície, conservando uma aparência bonita e aconchegante por mais tempo. E então, com mais alguns cuidados, você vai manter o carpete limpo por ainda mais tempo:
- Se você usar um capacho na entrada, vai conseguir evitar que as pessoas entrem com sujeira nos pés;
- Valorize a ventilação natural no ambiente com portas, janelas e cortinas abertas – ventiladores acabam também fazem sujeira circular mais;
- A umidade pode estragar o material e causar manchas na superfície, por isso evite umidade. Então, se precisar fazer uma lavagem, prefira contratar uma empresa especializada.
Benefícios de limpar o carpete
Dentre os vários benefícios (alguns já citados acima), podemos destacar quatro, sendo eles:
1 – Higiene
2 – Vida útil do carpete
3 – Bem-estar das pessoas
4 – Aparência
Os benefícios de uma limpeza adequada serão notados no dia a dia, bem como a falta de limpeza também será bem perceptível. Portanto, não deixe de realizar todos os cuidados necessários.
As ferramentas certas irão te ajudar
Na nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas e ofertas especiais esperando por você! Acesse nosso site e aproveite nossas ofertas especiais: Anhanguera Ferramentas.
Realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).
E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!
0 comentário