O termo SOLDAGEM refere-se a uma ampla gama de processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. Tradicionalmente, a soldagem é considerada um método de unificação. No entanto, existem muitos processos ou variações.

Estes são usados ​​para depositar material sobre uma superfície com o objetivo de recuperar peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características únicas. Outros processos relacionados à soldagem são usados também ​​para corte e modelagem.

Não se sabe quando a solda foi inventada, mas as primeiras peças forjadas de metal data da Idade do Bronze, entre 2000 e 3000 aC.

A evolução

O processo de Soldagem por Forjamento consiste em aquecer dois metais antes de seus pontos de junção e depois juntá-los com força bruta, normalmente em marteladas. Solda por Martelamento é como ficou conhecido esse processo.

Há evidências do uso desse processo no antigo Egito, onde era encontrado em ornamentos como máscaras e joias. Como resultado, é altamente provável que a história do soldador tenha começado durante esse período. No entanto, por exigir muita força e habilidade para ser realizado, o processo de soldagem não era muito utilizado na época.

A Revolução Industrial impulsionou o desenvolvimento da soldagem moderna após a descoberta do arco elétrico em 1801. A soldagem por resistência fora estudada em 1877, e em 1885 a soldagem por corrente elétrica foi desenvolvida usando um eletrodo de grafite. Este método foi então substituído por um arame metálico e, décadas depois, tornou-se o método de soldagem mais utilizado atualmente.

A soldagem mudou o mundo para sempre, mas mesmo a solda precisava avançar. Passando-se os anos, vários tipos de solda foram desenvolvidos e refinados para cada tipo único de material a ser soldado.

Neste dia aproveitamos para sugerir as melhores ferramentas e equipamentos para a perfeita execução desse ofício tão importante.

Segurança

O EPI (equipamento de proteção individual) ajuda os soldadores a evitar lesões de solda e a exposição aos raios de luz durante o arco. A utilização dos EPIs apropriados permite liberdade de movimento enquanto fornece proteção suficiente contra riscos associados à soldagem.

Luvas para a proteção das mãos

Luveq
Luveq

Avental para proteção do tronco

AVENTAL DE RASPA SEM COSTURA 60CM X 1,00M 9001 SŸO MANOEL

Touca para proteção da cabeça e do pescoço;

TOUCA ÁRABE AZUL 1336 BRASCAMP

Botinas de segurança com biqueira de aço e perneiras com polainas que, ao cobrir o peito dos pés, protegem contra fagulhas ou respingos que possam entrar pelas aberturas existentes nas botinas;

BRACOL
BRACOL
BRACOL

Máscaras ou escudos de proteção facial dotados de lentes que filtram as radiações infravermelhas e ultravioleta, além de atenuar a intensidade luminosa.

CARBOGRAFITE
ESAB
ESAB

As roupas do soldador devem ser de tecido não inflamável e estar sempre limpas, secas e isentas de graxa e óleo para evitar que peguem fogo com facilidade.

Maquinário

Soldagem MIG/MAG

Este tipo de solda é muito utilizado na indústria em geral e é aquela que os profissionais da metalurgia utilizam. O método é semiautomático, o que garante maior produtividade e qualidade no trabalho. Recebe este nome porque MIG, ou metal inert gas, pois o gás usado para proteção da poça de fusão é inerte, e MAG, em inglês metal active gas, que é quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

ESAB
BAMBOZZI

Solda TIG

O tipo de solda TIG (Tungsten Inert Gas, e em português Tungstênio Gás Inerte) é um dos que apresenta os melhores resultados. Pode ser usado em praticamente qualquer metal, produzindo uma solda limpa, livre de toxinas e de alta qualidade. Para gerenciar, no entanto, é preciso um profissional com maior habilidade, conhecimento e experiência. É um dos processos mais difíceis.

ESAB
BAMBOZZI
BOXER

Solda com eletrodo revestido

A soldagem com eletrodo revestido é outra técnica amplamente utilizada. Recomenda-se principalmente para projetos que utilizam alumínio, onde os ingredientes que compõem o revestimento produzem uma espécie de massa metálica homogênea.
A massa é aplicada sobre varetas metálicas e, então, remove-se o revestimento de uma das pontas para permitir o contato elétrico das peças.

ESAB
ESAB

Gostou das Dicas? Estas e muitas outras Ferramentas, máquinas e equipamentos estão com condições especiais no site.

Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversas opções de Ferramentas e acessórios das melhores marcas do mercado.

Fique por dentro de todos os preços promocionais clicando aqui.

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *