Mão segurando uma furadeira pneumática contra a parede. Título escrito na imagem "Ferramentas pneumáticas: onde e como usar melhor?".

As ferramentas pneumáticas são amplamente utilizadas em diversas indústrias devido à sua alta eficiência e desempenho confiável. Essas ferramentas funcionam com base em ar comprimido e oferecem uma grande variedade de benefícios em relação às ferramentas elétricas convencionais.

Uma das principais vantagens das ferramentas pneumáticas é a sua alta potência e eficiência, o que permite a execução de trabalhos mais pesados em menos tempo. Além disso, essas ferramentas são duráveis e fáceis de manusear.

Onde usar ferramentas pneumáticas?

Utilize as ferramentas pneumáticas em diversas aplicações, desde a indústria automotiva até a construção civil. Elas são ideais para tarefas que exigem alta potência, como cortar, lixar, perfurar, parafusar, grampear e pintar.

Essas ferramentas são usadas em trabalhos pesados ​​e exigentes que requerem um alto nível de precisão e eficiência. Elas são frequentemente usadas em oficinas mecânicas, linhas de montagem, fábricas de construção civil, indústrias de marcenaria, entre outros.

Como usar melhor ferramentas pneumáticas?

Para obter o melhor desempenho de suas ferramentas pneumáticas, é importante seguir algumas dicas:

  1. Em primeiro lugar, verifique a pressão do ar. As ferramentas pneumáticas funcionam com base na pressão do ar, portanto, é importante garantir que a pressão esteja dentro dos limites recomendados pelo fabricante. Se a pressão for muito baixa, a ferramenta pode não funcionar corretamente. Por outro lado, se a pressão for muito alta, pode danificar a ferramenta.
  2. Em seguida, busque usar o tamanho adequado do tubo de ar. Isso porque o tamanho do tubo de ar pode afetar o desempenho da ferramenta. O tamanho correto do tubo de ar ajuda a fornecer a quantidade certa de ar para a ferramenta, melhorando assim a eficiência.
  3. Por fim, use lubrificantes de ar. A maioria das ferramentas pneumáticas precisa de lubrificação regular para funcionar corretamente. Sendo assim, use lubrificantes de ar recomendados pelo fabricante para manter a ferramenta funcionando corretamente e evitar o desgaste prematuro.

Principais tipos de ferramentas pneumáticas

Veja abaixo algumas das principais ferramentas pneumáticas:

Chaves de impacto pneumáticas

Utilize para apertar e soltar parafusos, porcas e outras fixações. Elas são úteis em oficinas mecânicas e linhas de montagem.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5

Furadeiras pneumáticas

Ideais para perfurar materiais mais resistentes, como concreto e aço. Essas ferramentas são amplamente utilizadas em obras de construção civil e em oficinas mecânicas.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Parafusadeiras pneumáticas

Utilizadas para fixar parafusos com rapidez e precisão. Utilize em montagem de estruturas metálicas, indústria automobilística e na fabricação de móveis.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Lixadeiras pneumáticas

Permitem a realização de trabalhos de lixamento com maior rapidez e precisão, com menor esforço do operador. Utilize em oficinas mecânicas e indústrias de acabamento de peças metálicas.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Esmerilhadeiras pneumáticas

Proporcionam grande utilidade na indústria metalúrgica, principalmente em construção de estruturas metálicas. Indicadas para tarefas exigentes, como acabamentos pesados de soldas, entre outros.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Grampeadores pneumáticos

Desenvolvido para trabalhos em indústrias moveleiras, estofarias, gabinetes de som e tapeçarias. Usados também na indústria de calçados, confecção de embalagens, caixas de madeira e em fábricas de carrocerias de madeira para caminhões e camionetes.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Marteletes pneumáticos

Utilizados para quebrar e demolir materiais mais resistentes, como concreto e pedras. Utilize em trabalhos de obras em construção civil.

Compressores de Ar - Jet Fácil Schulz
Compressores de Ar - Schulz 8.5
Compressores de Ar - Schulz 10

Assim como essas ferramentas, existem muitas outras que utilizam a energia pneumática para executar trabalhos em diversas áreas. Portanto, para escolher a melhor ferramenta para cada trabalho, considere fatores como o tipo de material a ser trabalhado, o tipo de trabalho a ser executado e a potência da ferramenta.

Conclusão

Portanto, as ferramentas pneumáticas são equipamentos eficientes e duráveis que permitem a realização de trabalhos mais pesados com maior rapidez e precisão. Para utilizar essas ferramentas da melhor forma possível, é importante conhecer suas características e especificações técnicas, além de escolher a ferramenta mais adequada para cada tipo de trabalho. Sendo assim, com as ferramentas pneumáticas certas, é possível aumentar a produtividade e a eficiência em diversos setores industriais.

A ferramenta certa faz toda diferença!

Em nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas, EPIs e acessórios com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *