Fios e Cabos Elétricos - Clique e veja a Tabela completa

Entre um Fio ou Cabo Elétrico, qual condutor você julga o melhor para se utilizar?

Toda vez que um consumidor deseja contratar os serviços de um profissional, ou ele mesmo executar algum tipo de manutenção como instalações de tomadas para o seu imóvel, paira essa dúvida acima.

Porque saber disso não só é importante como, essencialmente, traz segurança para qualquer um.

Afinal, acredite nós dizemos que trabalhar com eletricidade exige conhecimento!

Mas certamente você vai entender isso ao inteirar-se sobre a norma NBR 5410, que traz orientações sobre as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil.

Uma de suas cláusulas, por exemplo, determina que a seção mínima (bitola) para as tomadas de uso geral seja de 2,5mm² (e 1,5mm² para circuitos de iluminação).

E isso é válido independentemente de tratar-se de um fio sólido, cabo rígido ou cabo flexível, porque todos possuem a mesma capacidade condutora de corrente.

Mas atenção, pois mesmo que eles tenham as mesmas aplicações, durabilidade, qualidade e capacidade em seções nominais, não significa que estes cabos devam ser utilizados levianamente.

Na verdade, para escolher um ou outro você terá que avaliar o critério da Flexibilidade.

Porque os cabos flexíveis são mais simples de se manusear já que deslizam-se nos eletrodutos (ajudando e agilizando a instalação elétrica).

Lembre-se: o objetivo da sua instalação é que será o fator predominante para definir a escolha do seu produto (fio ou cabo elétrico).

Mas lembre-se que é imprescindível ter uma profunda noção do que você irá fazer, afinal um profissional habilitado possui aptidões para:

  • Definir a carga necessária para a instalação elétrica do seu projeto;
  • Calcular a quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz);
  • Mensura a capacidade dos disjuntores, a seção nominal do fio ou cabo elétrico;
  • Etc…

Então, você já deve ter entendido que trabalhar com equipamentos e instalações elétricas é uma tarefa arriscada, perigosa e que exige conhecimento.

Por isso nunca abra mão de investir em ferramentas de qualidade e equipamentos de proteção para sua segurança.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma infinidade de opções de Materiais Elétricos para projetos, reparos, manutenções ou instalações.

Você sabia diferenciar a relevância entre um Fio e um Cabo Elétrico? Conte pra gente nos comentários 😉!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *