Todos sabem que a Furadeira é uma das ferramentas elétricas mais tradicionais e comuns tanto no mercado profissional, quanto no doméstico.
E não é exagero afirmar que essa ferramenta pode facilmente estar entre as principais para a maioria dos profissionais hoje.
Mas quando você for investir numa Furadeira é necessário atentar-se em algumas especificações técnicas muito importantes.
Porque como sempre gostamos de dizer: a melhor ferramenta é aquela que você compra de forma consciente!
E isso vai um pouco além de marca ou preço. Há outros fatores tão relevantes quanto que não podem passar despercebidos.
Alguns exemplos:
- Potência do motor
- Capacidade de Rotação
- Taxa de Impactos por Minuto
- Número de Velocidades
- Velocidade Variável ou Reversível
- Botão Trava para uso contínuo
- Ergonomia do punho
- Custo Benefício
Fora isso há uma característica que poucas pessoas se atentam: o Tamanho do Mandril.
E existem três modelos diferentes no mercado: 1/2″, 3/8″ e 5/8″. A princípio alguns podem achar que isso não é relevante. Mas é!
Entenda a diferença
Sabia que todas as características técnicas que citamos acima são decorrentes do tamanho do mandril da sua máquina?
Porque é a partir dele que serão definidos o tamanho da máquina, seu peso, potência do motor, capacidade de furação, taxa de rotação… e muito mais.
É claro que citamos três tamanhos acima, mas como as Furadeiras de 1/2″ e 3/8″ são as mais concorridas, vamos compará-las:
- Motor mais potente
- Nível de rotação menor
- Tamanho maior
- Peso maior
- Mais capacidade de furação
- Utiliza brocas de até 1/2″
- Motor menos potente
- Nível de rotação maior
- Mais leve e ergonômica
- Menor capacidade de furação
- Utiliza brocas de até 3/8″ (10mm)
Então como você pôde ver acima uma furadeira de meia polegada é mais forte, utiliza uma variedade maior de brocas e consegue perfurar profundidades maiores mesmo nas superfícies mais duras.
Mas por outro lado ela também é mais pesada e tem taxa de rotação inferior porque quanto maior for o motor, menos rotação ele produz.
Porém é bom lembrar que uma destas máquinas não ofusca a qualidade da outra. Esse comparativo apenas mostra suas vantagens e desvantagens.
Em termos gerais, é seguro classificar uma Furadeira de 1/2″ como “profissional”, enquanto que a Furadeira de 3/8″ está mais voltada aos trabalhos leves ou no uso doméstico.
Dicas de Furadeiras de 1/2″
Dicas de Furadeiras de 3/8″
Quanto a Furadeira de 5/8″, uma vez que seu mandril é muito específico dificilmente você verá vantagem em utilizá-la a não ser que seja para seu real objetivo: aplicações em superfícies extremamente duras em tarefas industriais.
Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversos modelos de Furadeiras, com um sem impacto, de 1/2″ ou 3/8″ das melhores marcas do mercado como: Dewalt, Bosch, Makita, Skil, Black+Decker e Stanley.
Qual tipo de furadeira você prefere? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.
0 comentário