Quando falamos sobre resíduos, as principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).

Então, em um momento em que a sustentabilidade é pauta em uma série de segmentos, a gestão de resíduos se torna um assunto bastante popular.

É por isso que hoje, vamos explicar um pouco mais o sobre essa atividade que promete render bons frutos para empresas e para o meio ambiente. Bora lá?


Gestão de Resíduos na Industria

Estudos já indicam que precisamos de 1,7 planeta para suprir todas as nossas necessidades. Porém, nós só temos um. Ai você pode estar se perguntando, e agora?

Um dos aspectos mais positivos da gestão de resíduos é que essa atividade pode ser realizada em diferentes escalas. Ou seja, em casa ou em grandes industrias. Então, para te ajudar, vamos responder as duas maiores dúvidas de quem busca o assunto:

Existe normas para o gerenciamento de resíduos industriais?

Sim! A NBR-10.004 da ABNT classifica e caracteriza os resíduos sólidos industriais, de forma que possam ser gerenciados corretamente, a fim de reduzir os impactos a ambiente e à saúde pública. Além disso, existe a Lei 12.305/2010, que determina políticas de gerenciamento de resíduos na seguinte ordem:

  • Não gerar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar
  • Tratar resíduos sólidos
  • Realizar a disposição final dos rejeitos de forma AMBIENTALMENTE adequada.

Existem normas como a ISO 14.001 destinadas a riscos ambientais e que auxiliam empresas a identificar, priorizar e reduzir a produção de resíduos que podem impactar em todo sistema ambiental.

Como fazer corretamente a gestão de resíduos na minha empresa?

O primeiro passo é implementar um sistema de gestão ambiental, elaborar um Plano de Gerenciamento de resíduos Sólidos e criar espaços de armazenamento temporário.

O PGRS é um documento técnico que identifica a tipologia e quantidade de geração de resíduo e sua trajetória interna e externa, além de indicar as formas ambientalmente corretas para manejo nas seguintes etapas de produção:

  • Acondicionamento
  • Transporte
  • Tratamento
  • Reciclagem
  • Reutilização (Quando Possível)
  • Destinação correta
  • Disposição final

É importante entender a quantidade de resíduos, os motivos pelos quais eles são gerados, mas também identificar oportunidades de redução ou eliminação destes resíduos. Realizar a coleta de forma correta e compatível com a classificação e quantidade de resíduos gerados.

Definir procedimentos de tratamentos adequados de acordo com a caracterização e transformação de resíduos em produtos úteis. Dispor adequadamente os rejeitos sem causar danos ao meio ambiente, como em aterros sanitários.

Considerar boas práticas para uma gestão de resíduos industriais é fundamental para qualquer organização que busca alternativas sustentáveis e que buscam a melhoria contínua.

Além é claro, de proteger o meio ambiente e a saúde humana.


Soluções de Limpeza Industrial

Buscando atender as Normas para gerenciamento de resíduos industriais, as industrias buscam no mercado soluções de limpeza para otimizar esse trabalho. Na Walter, a sustentabilidade faz parte do dia a dia. E ao longo dos anos, desenvolveram soluções e linhas ecologicamente corretas.

Um ótimo exemplo é a linha de produtos Bio-Circle que é dedicada a contribuir para melhorar as condições de saúde e segurança dos colaboradores; protegendo o meio ambiente pela substituição de solventes por produtos livres de VOC; e reduzindo custos operacionais e de descarte de resíduos, aumentando a produtividade.

A Bio-Circle MAXI é perfeita para operações que utilizam peças maiores, sendo projetada para o setor automotivo, de mineração, marinas e indústria em geral.

Bio-Circle Ultra remove rapidamente alguns contaminantes mais resistentes, removendo sem esforço petróleo, betume, graxa, óleo pesado, contaminantes carbonizados e sujidades em geral. Utilizado para substituir solventes perigosos.


Anhanguera Ferramentas: Distribuidor Walter Abrasivos

Matriz e Centro de distribuição Anhanguera Ferramentas.

Na Anhanguera você encontra estes e outros produtos Walter Abrasivos.

Há mais de 25 anos no mercado de manutenção, reparo e operação, sempre traz o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços preestabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras.

Na Anhanguera você encontra estes e outros produtos Walter Abrasivos.

Se interessou por algum produto ou gostaria de falar com nosso atendimento técnico?

Entre em contato:

Tadeu Caetano
tadeu.caetano@anhangueraferramentas.com.br
WhatsApp: (19) 99251-6646


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *