Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado grande visibilidade, isso porque a preocupação com o meio ambiente tem levado cada vez mais as indústrias a buscarem formas de promover a sustentabilidade.

No entanto, para efetividade dessa prática é necessário que esta atinja toda a cadeia produtiva, sendo assim cada setor tem um papel fundamental no desenvolvimento do ESG, incluindo o setor de manutenção e compras. 

Isso porque, a manutenção dos equipamentos e ferramentas é fundamental para evitar por exemplo a emissão de gases poluentes em maior quantidade do que o estipulado pela legislação.

Mas antes de falarmos sobre isso, você sabe o que significa ESG?

ESG, O QUE É?

O conceito surgiu em 2005 após a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial. Em que, junto a 9 países incluindo o Brasil se uniram para buscar uma forma de incluir questões ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais. 

Cada letra representa um pilar, sendo eles a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Vejamos mais sobre cada um:

  • Ambiental (Environmental)

São as ações da empresa voltadas para o meio ambiente, que envolvem comportamentos relacionados ao consumo dos recursos naturais do planeta, emissão de carbono e outros gases poluentes, aquecimento global, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição do ar e da água etc.

  • Social (Social)

Leva em conta como a organização lida com fatores sociais como: inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes, fornecedores, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, relações com as comunidades, entre outros.

  • Governança (Governance)

Avalia as esferas administrativas e de gestão da empresa, considerando a independência e diversidade do conselho, política de remuneração dos altos cargos, transparência e ética da instituição.

Agora que já entendemos melhor o que é ESG, onde entra o processo de compra e manutenção nessa ferramenta?

| Relação entre Manutenção e suprimentos e o ESG

Como já citado anteriormente, todas as áreas corporativas precisam ser instituídas com o ESG para assegurar uma operação transparente, com menos impactos sociais e ambientais. 

E todas elas precisam contar com a participação dos profissionais de manutenção e suprimentos. Isso porque, inevitavelmente, essas iniciativas chegaram até os fabricantes de equipamentos e ferramentas de trabalho.

Diante disso, a área de compras e manutenção precisam atuar em conjunto. Uma vez que os cuidados preventivos mais rigorosos precisam ser instituídos e insumos mais robustos precisam ser negociados, sendo crucial a sincronia dessas equipes.

| PAPEL DA ÁREA DE MANUTENÇÃO NO ESG

A manutenção dos equipamentos e ferramentas é fundamental para que eles não emitam gases poluentes em maior quantidade do que o estipulado pela legislação, o mesmo vale para os ruídos e vibração. Além ainda, de garantirem uma maior vida útil dos equipamentos, evitando assim descartes excessivos 

Os dados extraídos da atividade de manutenção podem ter grande valor e ajudar os gestores a entenderem, por exemplo, os hábitos de consumo de energia, com que frequência cada equipamento precisa de manutenção, etc.

Isso é essencial para entender como a sua operação se alinha com as metas ambientais, sociais e de governança da empresa.

PAPEL DA ÁREA DE SUPRIMENTOS

Para efetividade do setor de manutenção, a área de compras precisa ter muito bem estruturado o abastecimento dos produtos necessários para que a manutenção aconteça. 

Assim sendo, é necessário buscar por fornecedores que atendam seus prazos e grande parte das suas necessidades. É por isso que, uma ótima saída é o contrato de fornecimento, garantindo assim prazos e preços fixos.

Isso faz com que parcerias sejam firmadas, aumentando o potencial produtivo da indústria do cimento e minimizando os riscos ambientais, sociais e de governança.

| ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS?

A Anhanguera Ferramentas é uma distribuidora de ferramentas, que atua no mercado de manutenção, reparo e operação há 28 anos.

A Anhanguera conta com uma equipe especializada na venda, além de  um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, que atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

  • Campinas/SP
  • Jundiaí/SP
  • Limeira/SP
  • São Paulo/SP
  • Sorocaba/SP
  • São José dos Campos/SP
  • Ribeirão Preto/SP
  • Serra/ES
  • São José do Rio Preto/SP

O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços pré-estabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras.

Além disso, nossa equipe de vendas é constantemente treinada para oferecer o produto ideal visando solucionar os mais diversos problemas de manutenção, reparo e operação das indústrias.

Sendo assim, conte com a Anhanguera e leve para a sua empresa soluções que você precisa! .

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe de vendas:

Campinas/SP: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br

Limeira/SP: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br

Jundiaí/SP: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br

São Paulo/SP: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br

Sorocaba/SP: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br

São José dos Campos/SP: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br

Ribeirão Preto/SP: (16) 3512-7000 / ribeiraopreto@anhangueraferramentas.com.br

Serra/ES: (27) 34420200 / filial.serra@anhangueraferramentas.com.br

‌São José do Rio Preto/SP: (17) 3513-6700 / sjrp@anhangueraferramentas.com.br

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Categorias: Dicas

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