Máscaras: Entenda a diferença entre PFF1, PFF2 e PFF3!

O nome PFF é uma sigla que significa “peça facial filtrante”. Essas máscaras são construídas parcialmente ou totalmente de material filtrante que protege as vias respiratórias.

São três categorias de PFF utilizadas aqui no Brasil e a sua “numeração” está ligada diretamente com a quantidade de partícula do ar que cada máscara consegue filtrar, tendo variação de 80% a 99%.

Sei que parece complexos, mas continue lendo que vamos explicar para você quando usar cada uma delas.

PFF1 / P1

Elaborada para proteger as vias respiratórias contra poeiras e névoas (não oleosas), que desprendem dos seguintes materiais: fibras têxteis, minério de ferro e carvão, cimento refinado, talco, hidróxido de sódio, poeiras vegetais, poeira proveniente de esmerilhadeiras e de lixadeiras, entre outros.

A PFF1 tem eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%, só deve ser usada quando a concentração for menor que 10 vezes o limite de tolerância.

Não usar para proteção contra amianto, sílicas, fumos e COVID-19.

PFF2/ P2

A PFF2, além de proteção das vias respiratórias para poeiras e névoas (não oleosa), diferente da PFF1, ela oferece proteção a fumos metálicos ou plásticos, sílicas e agentes biológicos potencialmente patogênicos.

Possui eficiência mínima de 94% e taxa de penetração de 6%.

Não usar para proteção contra amianto, procedimentos médicos ou odontológicos. E contra patogênicos, as PFF2 com válvulas de exalação não são recomendadas.

No lugar da PFF1, você pode usar a PFF2, mas nunca o inverso.

PFF3/ P3

Chegamos na última classificação, a máscara PFF3 😊

A eficiência mínima dela é de 99% e sua taxa de penetração máxima é de apenas 1%. Nas categorias PFF, ela é a que mais protege.

Indicada para a proteção das vias respiratórias contra poeiras, tais como: amianto, sílica, arsênios berílio, prata, platina, chumbo, algodão, cádmio e outras névoas (não oleosa).

Pode ser usada no lugar da PFF2 e PFF1, mas nunca o inverso.

Assim como a PFF2, não usar a PFF3 em procedimentos médicos ou odontológicos. E quando usada contra patogênicos, não pode conter válvulas de exalação.


Antes de comprar uma máscara é de extrema importância avaliar o trabalho que será executado e aos riscos ligados a ele. Esse artigo é apenas um guia para esclarecimento!

Sempre que, tiver dúvidas pertinentes procure a medicina do trabalho da sua empresa / categoria.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma grande variedade de Equipamentos de Proteção Individualincluindo máscaras de proteção.

Ficou com alguma outra dúvida a respeito das máscaras ou respiradores? Deixe seu comentário abaixo que iremos te responder! Aproveite e veja o post sobre: Qual é a melhor máscara contra a COVID-19?

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *