Acidentes de trabalho podem acontecer em algum momento na empresa e por esse motivo é que os equipamentos de proteção individual, também conhecidos por EPI’s, são essenciais no dia a dia.
Hoje vamos falar mais especificamente do sapato de segurança. No mercado existem diversos modelos, com especificações diferentes, para todos os tipos de profissões. Sabemos que é de extrema importância entender qual é realmente eficaz para a sua atividade.
É imprescindível levantar quais são riscos que podem envolver a sua atividade. Após isso, determinar o tipo de cabedal, biqueira e solado. Fizemos um levantamento dos materiais mais usados, esperamos auxiliar você na busca do sapato ideal!
O sapato de segurança possui certificação?
Este quesito é essencial, a certificação de aprovação (CA), é o que garante que seu EPI está de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT, mais precisamente a NBR 20345.
Qual o cabedal?
O Cabedal, para ser mais especifico, é a parte que cobre o seu pé. É a junção dele com o solado que trará mais segurança para o seu dia a dia.
Os matérias mais utilizados são:
– Cabedal de couro
Os cabedais de couro são mais utilizados quando os fatores de riscos são: quedas de objetos nos pés, agentes abrasivos e choques elétricos.
– Cabedal de PVC
Os cabedais de PVC são ideais para uso em indústrias dos seguintes segmentos: Químicas, postos de gasolina, saneamento básico, agricultura, usinas de cana de açúcar e até mesmo na jardinagem.
– Cabedal de Poliuretano
Os cabedais de poliuretano, por serem mais simples a higienização, muito utilizados no setor alimentício. São ótimos em isolamento térmico, podem ser usados em ambientes refrigerados.
– Cabedal de Nylon
Os cabedais desse material são resistentes à óleo combustível, e justamente por ser de nylon, ele reduz os níveis de transpiração, são mais flexíveis e leves.
Qual o tipo de biqueira?
As biqueiras são essenciais, especialmente quando se trabalha com matérias pesados e/ou cortantes. Nesse caso, especificamente, recomendamos o uso de biqueiras mais resistentes, como: aço ou composite (combinação de fibra de carbono, vidro e poliéster).
As biqueiras de composite são tão resistentes quanto a de aço, a grande diferença está na leveza, são bem mais leves quando comparado com as biqueiras de aço.
Se o risco de acidentes é pequeno e não envolve objetos cortantes, o uso da biqueira de PVC é o ideal, pois são menos rígidas que as de aço e composite, e ainda são mais leves.
Lembrando que se você é eletricista, jamais escolha a biqueira de aço. O aço é condutor de eletricidade e as biqueiras de aço não são o recomendado.
Qual o tipo de solado do sapato de segurança?
E por último, não menos importante, é muito importante nos atentar ao tipo de solado. Os materiais mais utilizados são:
– Poliuretano
Ideias para proteção contra riscos em geral e proporcionam mais conforto ao usuário.
– PVC
São indicados para quem trabalha com líquidos e a impermeabilidade é essencial.
– Nitrílico
Quando trabalhado com altas temperaturas e produtos inflamáveis, o solado mais indicado é o Nitrílico.
Lembrando que, para um trabalho seguro é preciso utilizar o kit de epi completo. O uso de óculos de segurança, protetor auricular, máscaras de proteção, luvas e capacete é imprescindível para que você esteja seguro no local de trabalho.
0 comentário