Que segurança e eletricidade é um assunto que deve sempre estar em evidência nos sabemos. No entanto, quando falamos de indústria o assunto se torna ainda mais importante, uma vez que diversos colaboradores diariamente estão expostos a riscos.

Sendo assim, nos ambientes de trabalho, os esforços para evitar incidentes relacionados à energia elétrica são fundamentais, pois envolvem o contato com linhas de média e alta tensão que aumentam os perigos na indústria.

É por isso então a segurança e eletricidade ocupa um lugar preponderante na elaboração de planos de prevenção de riscos, uma vez que qualquer deficiência nesse aspecto gera vulnerabilidades que podem causar acidentes graves ou custar a vida dos trabalhadores.

Abaixo vamos falar mais sobre segurança e eletricidade na indústria, seus riscos e prevenções.

| Quais são os riscos da eletricidade na indústria?

O mais conhecido são os choques elétricos, entretanto existem diversos outros riscos que a eletricidade pode trazer como por exemplo:

  • Arcos elétricos: também conhecido como arco voltaico, o arco elétrico é a transmissão de corrente por um meio, inicialmente, isolante, como é o caso do ar. Em geral, acontece devido à conexão e desconexão de dispositivos elétricos ou em caso de curto-circuito
  • Queimaduras: as queimaduras causadas pelo contato com a rede elétrica podem ser mais graves do que aquelas provocadas, diretamente, pelo fogo
  • Outros riscos: quando o trabalho é em altura, por exemplo, um choque elétrico, mesmo de baixa intensidade, pode levar a quedas fatais

| Quais são os fatores que contribuem para acidentes com eletricidade na indústria?

São vários os fatores que aumentam consideravelmente a chance de ocorrência de acidentes com a eletricidade, sendo assim podemos destacar:

  •  Desgaste de materiais e equipamentos nas instalações elétricas antigas; 
  • Falta de manutenção periódica e adequada nas instalações elétricas;
  • Inadequação na execução das instalações elétricas;
  • Utilização de materiais elétricos de baixa qualidade, onde a “economia” é colocada em primeiro plano, em detrimento da segurança e durabilidade das instalações elétricas;
  • Elaboração de projetos elétricos de forma inadequada, sem contemplar os requisitos mínimos de segurança e qualidade exigidos pelas normas técnicas competentes.

| O que a NR-10 estabelece para trabalhos elétricos?

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), as medidas de controle para essa categoria de atividades podem ser reunidas em três grupos principais:

  • Medidas de Proteção Coletiva: tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático;
  • Medidas de Proteção Individual: devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas.

As normas da NR-10 aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

|Como tornar a eletricidade da empresa mais segura?

  • Comprar equipamentos de qualidade: compre ferramentas elétricas de qualidade. Materiais de marcas confiáveis são mais seguros e ajudam a evitar acidentes dentro da indústria. Além disso, não improvise nenhuma ferramenta ou equipamento de proteção. Tenha em mente que esses produtos são desenvolvidos a partir de muito estudo e devem ser usados exatamente como indicam o fabricante e a norma.
  • Manutenção Preventiva: a manutenção preventiva é essencial nas indústrias, principalmente para quando falamos de eletricidade, isso porque com ela você garante mais controle e monitoramento dos equipamentos, conseguindo solucionar um possível problema antes dele acontecer.
  • Treinamento de funcionários: Invista em treinamentos, palestras e minicursos para capacitar os trabalhadores. Com isso, eles se atualizam quanto às exigências da NR-10 e de outras NRs complementares (como a NR-35) e conseguem sanar dúvidas.

Assim sendo, adotar todas as medidas necessárias e capazes de garantir condições seguras de atuação, é imprescindível!

Portanto, trate o assunto com a seriedade que ele merece, cuide da vida dos seus colaboradores como se fosse a sua!

Além dos mais, antes de comprar seus materiais elétricos e ferramentas elétricas não deixe de olhar todo portfólio de produtos que nós da Anhanguera Ferramentas oferecemos!

| Anhanguera Ferramentas: Distribuidora de Materiais e Ferramentas Elétricas

Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma infinidade de opções de Materiais Elétricos para projetos, reparos, manutenções ou instalações.

Atuamos no mercado há 28 anos e contamos com uma sólida parceria com os melhores fornecedores, oferecendo soluções para todas as empresas e segmentos varejo e industrial.

Para mais, atendemos a todo o território nacional, com processos que garantem qualidade, pontualidade e eficiência de seus produtos e serviços.

Além disso, possuímos um time especializado em materiais elétricos para te atender e indicar as melhores soluções para sua empresa. É muito mais segurança para o seu projeto!

Entre em contato e saiba mais:

Telefone: (19) 3116-4095

E-mail: eletrica@anhangueraferramentas.com.br


Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos. Confira clicando aqui

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *