Sustentabilidade ISO 14.001

Ano após ano, fomenta-se a discussão acerca da preservação ambiental e da sustentabilidade. Isso porque, o mundo está caminhando para um lado em que é quase impossível reverter as intervenções ambientais que as ações humanas ocasionam.

Empresas de todos os ramos, começaram a se juntar e estão procurando formas de reduzir os impactos causados no meio ambiente. Por isso, estão optando por um processo industrial mais sustentável, e isso não é à toa, pois, cuidar do meio ambiente deve ser um pacto social.

Hoje diversas empresas buscam ter todas as certificações que atestam uma produção sustentável, e uma delas é a ISO 14.001.

| O que é ISO?

A ISO é uma Organização Internacional de Padronização, que busca promover a padronização de produtos e serviços, a partir do uso de normas internacionais para melhoria contínua das empresas. Dessa forma, aumenta assim, a confiabilidade dos produtos e serviços por ela oferecidos.

Existem vários tipos de regulamentação, a série 14001 é uma delas e se trata especificamente de padrões ambientais a serem seguidos pelas indústrias. As quais buscam não apenas a lucratividade, mas também uma gestão dos impactos ambientais.

| A ISO 14001, sustentabilidade

Sustentabilidade ISO 14.001

A série 14001, é direcionada e aplicável a qualquer empresa, independente do seu tamanho, porte ou segmento de atividade. Seja ele industrial, comercial ou de serviços, basta a empresa querer processo industrial mais sustentável.

Essa norma tem como foco o controle de:

  • Terminologia
  • Sistemas de gestão ambiental
  • Auditorias ambientais
  • Comunicação ambiental
  • Aspectos Ambientais
  • Análise de ciclo de vida

Essa norma foi criada com o propósito sólido de compatibilizar a proteção ambiental e prevenção da poluição. Sendo assim, ela é uma forma eficaz de conduzir o desenvolvimento sustentável.

| O que é necessário para obter a certificação ISO 14001 de sustentabilidade?

Apesar disso, implementar a ISO 14001 no Brasil não é tão simples, isso porque é necessário seguir a legislação do Direito ambiental

Isso porque, segundo o INMETRO, órgão responsável pela certificação no Brasil, conquistar o certificado pode demorar de 10 a 18 meses,  abrangendo também o tempo de análise da situação da empresa e a implementação de todos os pontos solicitados internacionalmente.

Além disso, as empresas que têm o interesse em possuir a certificação, precisam implantar e manter um sistema de gestão ambiental ancorado a uma política e objetivos ambientais que suporte a prevenção da poluição, o atendimento à legislação e melhoria contínua.

Para mais, é necessário também engajar os colaboradores e qualificar uma equipe para ficar responsável só na conquista do certificado, eles precisam ter em mente a importância dessa norma.

| Como a ISO 14.001 impacta as indústrias?

Crescer de maneira sustentável gera várias vantagens para as indústrias, e com o certificado da ISO 14.001 não é diferente. Ele garante um crescimento saudável da empresa, além de estimular a organização a buscar conhecimento constante das atualizações das leis ambientais.

Ainda, outro ponto interessante está ligado diretamente com a imagem da empresa, nos dias atuais estão sendo valorizados no mercado indústrias que pensam no meio ambiente, tanto os fornecedores, quanto clientes e investidores, enxergam organizações socialmente responsáveis com maior credibilidade.

Diante disso, conseguir o certificado ISO 14001, faz bem para o meio ambiente e para a saúde financeira do negócio, que terá sua imagem ligada a boas ações.

Gostou? Visite a home do nosso Blog, lá você encontra dicas e sugestões de produtos.

Confira clicando aqui


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *