O Compressor de Ar, normalmente, é um equipamento que já apresenta um funcionamento barulhento.
Porém há casos onde seu nível de ruído esta acima do normal e isso pode ser um sinal de que seu equipamento requer algum tipo de manutenção.
Por isso hoje vamos falar sobre quais são as causas mais comuns de um compressor barulhento e quais medidas você pode tomar para resolver seu problema.
De onde vem o barulho do Compressor?
Entender a origem do ruído de um compressor é muito importante para que você tenha maior facilidade em diagnosticar o problema e encontrar uma solução.
Afinal, um compressor barulhento pode ter diversas causas. Veja quais são as principais:
- Rolamentos do cabeçote ou motor elétrico danificados
- Hélice com pá quebrada
- Correia gasta ou frouxa ou policias desgastadas
- Polias desbalanceadas ou frouxas
Há de se entender que os Compressores de ar, sejam eles pistões, parafuso ou odontológico, são máquinas fabulosas que suportam uma grande carga de trabalho.
Independente do nível de uso que você faz da sua máquina, com o tempo, ela sempre pode demandar algum tipo de atenção nas partes mecânicas.
Por isso, independente de qual seja a marca do seu compressor sempre consulte um técnico especializado da fabricante antes de iniciar qualquer manutenção.
PSI e PCM, você sabe qual é a diferença? Veja aqui.
Como posso resolver o problema?
Uma vez que a origem do problema foi identificada a solução torna-se muito mais simples.
Caso o defeito seja no motor elétrico é provável que os rolamentos estejam desgastados.
Se o problema for no cabeçote os rolamentos, buchas da biela ou do virabrequim podem estar com folgas além do limite.
Em ambas as situações basta realizar a troca das peças e o problema estará rapidamente solucionado.
DICA: Não troque uma peça por conta própria sem o devido conhecimento. As fabricantes dispõem de suporte exclusivo que podem oferecer toda a orientação necessária.
De todas as situações que podem ocasionar um aumento do nível de ruído de um compressor de ar a mais comum está relacionada a problemas na correia.
A Correia é uma peça extremamente importante no funcionamento de um compressor. Caso ela esteja frouxa ou gasta o equipamento ficará muito mais barulhento.
VOCÊ SABIA?: correias frouxas ou gastas podem causar acidentes durante o funcionamento do compressor, portante sempre realize inspeções periódicas.
Sejam para trabalhos em oficinas mecânicas, automotivas, construção civil ou indústrias, sempre é recomendado realizar manutenções preventivas a cada seis meses.
Os compressores de ar, por mais resistentes de sejam, podem oferecer uma durabilidade ainda maior que o esperado caso sua inspeção seja feita regularmente.
Para trabalhos industriais sempre é recomendado investir em compressores com selo de qualidade do mercado.
Por isso sempre procure trabalhar com compressores da Schulz, Pressure, Motomil, Chiaperini, Ferrari e Metalplan.
Saiba como escolher suas ferramentas pneumáticas clicando aqui.
Você sabia que na Anhanguera Ferramentas você encontra Compressores de Ar Pistão, Odontológico, Parafuso, Ar Direto e Portáteis das marcas mais confiáveis do mercado?
Acesse nosso site e veja todos os nossos modelos de Compressores de Ar, Pistolas de Pintura, Pulverizadores e Ferramentas Pneumáticas.
Quer dicas para instalar seu compressor corretamente? Clique aqui.
0 comentário