Onde quer que a comida seja cozida, sempre haverá aquela mancha teimosa. A graxa e os resíduos alimentares devem ser sistematicamente removidos, de acordo com as diretrizes do HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), afim de eliminar os criadouros de vírus e bactérias. Em tempos de COVID-19 os cuidados devem ser redobrados e todas as peças que tenham contato com mais de uma pessoa necessitam de uma limpeza profunda e eficaz.

Portanto, o que Lavadoras de Alta Pressão, Limpadoras a Vapor, Aspiradores e Secadoras de piso podem fazer para te ajudar na higienização de paredes, azulejos e máquinas dentro de sua cozinha industrial? Quais detalhes devem ser considerados ao usá-los e como deve ser feita esta desinfecção?

Hoje trouxemos um estudo bacana sobre como você pode organizar esta atividade. Para que você possa entender melhor, dividimos este processo em fases.

Vamos lá!?

PASSO 1: LIMPEZA DAS PAREDES

É característico que os azulejos sejam brilhantes e de aço inoxidável em cozinhas industriais ou comerciais. Para limpá-los no fim do dia as Lavadoras de Alta Pressão podem ser usadas em combinação com Bicos ou Injetores de espuma.

Com o auxílio dos agentes de limpeza apropriados (alcalino/neutro/ácido) e do ar que é adicionado no bocal, as ferramentas geram espuma com o jato de alta pressão. A espuma é aplicada a uma distância de cerca de um a dois metros, trabalhando de baixo para cima, para fazer uso amplo ângulo de ejeção.

Lavadora de alta pressão com bico de espuma

Lavadora de alta pressão com bico de espuma

O grande diferencial desse sistema é que você pode ver onde o produto de limpeza foi aplicado, além da espuma permanecer no lugar por mais tempo do que um agente de limpeza normal, de modo que o tempo que ele tem para fazer efeito é ampliado.

No entanto, é importante usar apenas a quantidade de espuma suficiente para cobrir a superfície que você deseja limpar. Isso permite que você trabalhe eficientemente e evita o problema do excesso de espuma escorrendo devido ao seu próprio peso, o que cancelaria a economia de tempo necessário para a espuma fazer efeito.

Alternar entre produtos de limpeza de espuma ácida e alcalina é importante para eliminar de forma confiável os criadouros de microrganismos. A única coisa a notar ao usar agentes de limpeza ácidos é que as juntas de azulejo devem primeiro ser enxaguadas com água. Isso evita que o ácido absorva e ataque o rejunte.

PASSO 2: LIMPEZA DAS MÁQUINAS

Fritadeiras, botões e eletrônicos normalmente tem contato com muitas pessoas e podem ser fonte de contaminação por bactérias ou agentes virais, por isso sua correta higienização é essencial.

A limpeza fritadeiras, por exemplo, requer a utilização de lavadoras de alta pressão que permitem ao usuário controlar a pressão e a quantidade da água através da pistola de alta pressão. Com isso é possível sempre trabalhar com a combinação apropriada, sem que a sujeira volte para o usuário.

Mulher limpando Cozinha industrial com Limpadora SC 2500 da Karcher

Além disso, como em todos os acessórios eletrônicos, o trabalho deve ser realizado com cuidado e pressão reduzida para proteger equipamentos elétricos sensíveis de danos. Ferramentas que se mostraram bem-sucedidas neste aspecto são as lanças curtas (250 mm) ou tubeiras de spray curto, como uma biqueira de alimentação instalada diretamente na pistola de alta pressão.

Você também pode fazer com que máquinas e utensílios de cozinha atinjam os níveis de higiene exigidos usando limpadoras a vapor, como por exemplo a SC 2500 da Karcher:

Benefícios da Limpadora a Vapor SC 2500 da Karcher

A SC 2500 é perfeita no combate à COVID-19

O vapor sai do bico em gotículas muito finas a uma temperatura de 100 °C e a uma pressão de 3 a 4 bar, com uma aceleração de aproximadamente 170 km/h. Isso significa que o vapor entra em todas as fendas e dobras de borracha, o que uma escova ou pano se esforçaria para alcançar.

Isso permite uma limpeza completa e higiênica das bordas dos painéis frontais da máquina de lavar louça, dos interruptores dos fogões e das superfícies ranhuras.

Para sujeira pesada, as limpadoras a vapor também oferecem a opção de usar produtos químicos para pré-tratamento da área antes de aspirar o resíduo sujo de volta usando a função de sucção reversa.

PASSO 3: LIMPEZA DO CHÃO

Antes de tudo é importante saber que o piso de uma cozinha industrial exige um nível muito alto de segurança afim de evitar acidentes de trabalho. Por exemplo, de acordo com a Norma DIN 51130, se um piso normal oferece um valor antiderrapante de R9, na cozinha industrial esse valor deverá ser de R11 a R13. Os revestimentos também possuem certas inclinações para que a água não acumule e crie risco de escorregar. A gordura e os resíduos alimentares depositados ao longo do dia de trabalho ficam presos entre esses pontos.

Limpadores de superfície são fabricados em aço inoxidável resistente a água quente com dois mancais em cerâmica, rodas giratórias que não marcam e conexão para mangueira de aspiração. Aplicam água no chão a alta pressão e o disco de cerdas impede que a água seja pulverizada nas paredes e nos equipamentos da cozinha, removendo com eficiência a sujeira.

Dependendo da estrutura do piso, a água suja corre em direção ao dreno ou é empurrada em direção ao canal de drenagem usando um rodo de borracha.

Juntamente com o limpador de superfície, as Lavadoras e Secadoras de Piso nas versões com disco único ou rolo, são adequados para limpeza do chão. Em pisos irregulares, as máquinas de disco único exigem um alto grau de esforço, à medida que o disco se desloca para a direita e o usuário precisa se orientar continuamente no sentido contrário.

No entanto, as máquinas na versão a rolo trabalham com rolos de contra rotação. Dessa maneira eles têm movimento neutro e são significativamente mais fáceis de controlar. Isso evita danos aos batentes das portas ou quinas dos armários, pois é mais fácil evitar colidir com os objetos.

Além disso, sua pequena área de contato significa que eles têm alta pressão de contato e o formato do rolo da escova permite excelente limpeza profunda, onde estruturas e juntas são limpas sem esforço até o nível desejado. Os rolos se limpam graças à sua alta velocidade de rotação, para que a sujeira não grude.

Inclusive, Lavadoras e Secadoras compactas também possuem uma função de sucção, que reabsorve a água suja. O chão seca e pode ser pisado novamente logo após a limpeza.

Deve-se notar que a limpeza e desinfecção são dois procedimentos separados:

  • A limpeza visa remover a sujeira e a contaminação, ou seja, quaisquer substâncias indesejáveis, incluindo resíduos de produtos, micro-organismos e agentes de limpeza / resíduos desinfetantes;
  • A desinfecção compreende processos químicos e físicos para eliminar os micro-organismos a um nível que não seja perigoso para a saúde nem prejudicial à qualidade dos alimentos;

Como você pôde ver  o trabalho de limpeza em uma cozinha não é nada simples, mas o uso inteligente das Lavadoras e outras máquinas específicas para este tipo de atividade lhe proporcionam inúmeros benefícios, tais como redução gastos com produtos químicos, maior eficiência de limpeza, economia de tempo e até mesmo contribui para a durabilidade de seus equipamentos, que estarão sempre higienizados.

Já conferiu nosso guia sobre como limpar pisos e objetos com a SC 2500 da Karcher? Você pode encontrar o material completinho clicando aqui.

____________________________________________________________________________________

Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra uma ampla variedade de Lavadoras, Limpadoras, Secadoras, Produtos de Limpeza, Equipamentos de Proteção, e muitos outros acessórios que podem te ajudar a ganhar eficiência, praticidade, agilidade e redução de custos nos trabalhos do dia a dia.

Ficou com alguma dúvida relacionada ao post ou a qualquer outra máquina? Deixe nos comentários que nós iremos te responder!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.