Já se perguntou como as ferramentas pneumáticas na mineração são utilizadas? Entenda melhor os benefícios obtidos pelo setor!

As ferramentas pneumáticas utilizam o ar comprimido como fonte de energia para as mais diversas atividades. Da mesma forma, na mineração, as ferramentas pneumáticas são direcionadas para diferentes tarefas e garantem ganhos importantes ao setor.

Hoje, vamos falar um pouco dessas vantagens e aplicações que a indústria mineradora obtém com as ferramentas pneumáticas!


Quando usar as ferramentas pneumáticas no ramo de mineração?

A mineração é uma atividade econômica que extrai e comercializa minérios presentes no solo. Assim, é dela que saem diversas matérias-primas para a fabricação de produtos e estruturas comuns no nosso dia a dia, como estradas, estruturas metálicas, computadores e cosméticos.

As operações de mineração muitas vezes ocorrem em condições bastante adversas, demandando ferramentas robustas e resistentes. Por isso, é comum o uso de soluções pneumáticas como válvulas direcionais, cilindros e conjuntos de preparação da qualidade de ar. E aplicações de ferramentas pneumáticas, como perfuratriz, marteletes entre outras.

As ferramentas pneumáticas além de serem usadas diretamente no processo de extração mineral, tem fundamental importância na manutenção de toda uma mina, seja aberta ou subterrânea.

Quais as vantagens obtidas com as ferramentas pneumáticas?

As características das ferramentas pneumáticas as tornam indispensáveis para as atividades de mineração:

  • Confiabilidade operacional: trabalham em condições extremas, como grandes oscilações de temperatura, temperaturas muito altas ou baixas, locais molhados, mesmo que com vazamento;
  • Segurança para o trabalho dos profissionais: a resistência e a construção das ferramentas pneumáticas permitem que sejam usadas com segurança, mesmo em ambientes adversos. Sem falar que eliminam os riscos de curtos ou choques elétricos, não apresentando riscos de incêndios ou explosões;
  • Simplicidade: as ferramentas pneumáticas contam com uma construção mais simples que as demais. Assim, são mais simples, robustas e demandam menos manutenção. Ao comparar com os equipamentos elétricos, os modelos pneumáticos são mais leves e apresentam menos vibração, além de suportar longas jornadas de trabalho;
  • Resistência: quando comparados aos modelos elétricos, os equipamentos pneumáticos normalmente apresentam maior proteção a desgastes, aumentando sua vida útil e reduzindo suas falhas;
  • Proteção contra sobrecarga: a sobrecarga nos equipamentos pode representar um risco para os trabalhadores e pode gerar dano na própria ferramenta. Os equipamentos pneumáticos apresentam um sistema de bloqueio que é ativado caso ocorra uma sobrecarga. Além disso, o ar se resfria ao ser comprimido, evitando que as ferramentas aqueçam.

São muitos os benefícios e aplicações das ferramentas pneumáticas na mineração. Em todas as etapas do trabalho, o ar comprimido cumpre funções muito importantes, garantindo maior segurança, confiabilidade e eficiência operacional.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra as ferramentas pneumáticas Puma, que atua há 25 anos no segmento pneumático.

São várias categorias de ferramentas que vão desde Rebitador, passando pelas melhores Chave de Impacto do mercado, até Parafusadeira, Esmerilhadeira, Lixadeira, Martelete Rompedor e muitos outros produtos.

Quer adquirir algum produto? Entre em contato com nossa equipe de vendas:

Campinas: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br
Limeira: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br
Jundiaí: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br
São Paulo: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br
Sorocaba: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br
São José dos Campos: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!



0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *