Segurança do trabalho na indústria

Produtividade e qualidade são elementos importantes quando falamos sobre o segmento industrial. Mas eles estão diretamente ligados a outro assunto que ganha ainda mais destaque nesse meio: a segurança do trabalho.

Evitar acidentes nas fábricas é essencial. Isso porque além de garantir a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos profissionais, esse fator também impacta diretamente nos resultados obtidos pelos processos estabelecidos.

É por isso que, hoje, viemos mostrar alguns passos para evitar acidentes. Bora lá?

1- Garanta o cumprimento da norma NR-12

Criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a NR-12, tem como objetivo estabelecer as normas de segurança para a operação de Máquinas e Equipamentos industriais.

Focando no bem-estar e na proteção dos funcionários, o texto contém 12 anexos que também abordam temas como capacitação da equipe, distâncias seguras e diretrizes específicas para diversos equipamentos utilizados na indústria, construção civil e agropecuária.

2- Exija o uso correto dos EPIs

É dever de toda empresa fornecer aos seus funcionários todo e qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI), sem nenhum custo para o colaborador. Depois disso, a gestão tem o direito de exigir que seus funcionários utilizem regularmente esses EPIs.

Os trabalhadores têm a responsabilidade de manter a própria segurança na indústria, bem como zelar pela integridade de seus colegas.

Os EPIs devem ter o Certificado de Aprovação (CA) exigido pelo Ministério da Economia e serem condizentes com o grau de proteção exigido para cada função atribuída ao colaborador operante. Entre eles estão óculos, luvas, capacetes, botas, protetor de respiração, protetor auricular, cintos antiqueda, etc.

3- Mantenha o ambiente limpo e ordenado

A desorganização no ambiente de trabalho é uma das grandes causas de acidentes. Esse descuido somados ao intenso fluxo de trabalho e a uma eventual falta de atenção podem ser a combinação perigosa que resulta em acidentes. Esses incidentes podem ser facilmente evitados se o hábito da organização for levado a sério.

4- Crie sinalizações claras

Toda linha de produção apresenta riscos inerentes às atividades que conduz, sejam eles químicos, físicos ou elétricos. Quaisquer que sejam as ameaças à segurança dos trabalhadores, elas devem ser muito bem sinalizadas.

O mesmo cuidado deve ser tomado caso um incidente ocorra. As áreas de risco devem ser devidamente isoladas, e o fato deve ser reportado aos gestores ou ao técnico de segurança imediatamente.

5- Treine a equipe periodicamente

Uma vez que os funcionários entendam as consequências da falta de atitudes preventivas e passem a prezar pelo seu próprio bem-estar e de seus colegas, os perigos no local de trabalho diminuem.

Um hábito se constrói aos poucos, mas para que seja fixado dentro da empresa, o treinamento deve ser contínuo e persistente. E é com a educação dos colaboradores sobre as atitudes preventivas que a cultura de segurança é estabelecida na indústria.

6- Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Toda empresa com mais de 50 funcionários é obrigada a apresentar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Essa equipe é formada por gestores indicados pela direção e por um representante dos trabalhadores, eleito pelos próprios funcionários.

Além disso, a CIPA juntamente com o RH é que oferece suporte aos colaboradores lesionados, acompanhando o seu afastamento e também o seu retorno ao trabalho.

Mais do que isso, além do cuidado com a saúde física, a comissão cuida da saúde mental dos funcionários, promovendo campanhas de conscientização, atividades educativas e palestras.

7- Desenvolva uma rotina de manutenção de máquinas e equipamentos

Muitas empresas ainda recorrem à manutenção das suas máquinas e equipamentos apenas quando eles apresentam problemas e estagnam a produção. A necessidade de uso constante do maquinário, a falta de tempo ou o custo de revisão são razões frequentes para a falta de manutenção preventiva (Já leu nossa matéria sobre isso?).

Além disso, as máquinas que não são revisadas periodicamente estão mais sujeitas a apresentar curtos circuitos, elevando o risco de afetar a integridade física de quem estiver por perto.


Promover ações para prevenir acidentes na indústria é uma missão árdua e extensa. Contudo, as boas práticas relacionadas à Segurança do Trabalho são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, visto que um ambiente seguro e saudável proporciona o bem-estar dos funcionários, melhora o clima organizacional e aumenta a produtividade no setor.


Venha para a Anhanguera Ferramentas!

Traga a sua empresa para a Anhanguera e nós cuidamos da gestão do seu estoque, garantindo o abastecimento de Ferramentas, Máquinas, Equipamentos, EPI’s e Material Elétrico.

Há mais de 25 anos no mercado de manutenção, reparo e operação, sempre traz o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

Na Anhanguera Ferramentas você pode contar com uma equipe de gestão de contratos preparada para atender a sua empresa, além de receber suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Outro grande benefício é a integração via portais, que otimizam os processos de compra na organização, além de controlar todo o processo ganhando agilidade, economia, controle e segurança.


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *