A serra tico-tico é uma das principais e mais versáteis ferramentas de corte. Com ela você realiza com facilidade e precisão cortes arredondados, retos, chanfros e rasgos. Ela é muito utilizada pelos montadores de móveis planejados, artesões e carpinteiro/marceneiro.

As serras mais profissionais, possuem funções mais avançadas, como recursos de ajuste de corte e controle de velocidade. Entre eles, os recursos mais conhecidos são ação orbital e a ação pendular.
A questão é: qual a diferença entre os recursos?

Vamos lá!

Ação Orbital

Também conhecido como corte orbital, a ação orbital faz com que a lâmina se movimente para frente e para os lados, com isso, o corte orbital são excelentes para:  ajustar o ângulo do corte com mais facilidade, realizar ângulos retos e cortes rápidos com movimentos mais agressivos.

O corte orbital foi especialmente desenvolvido para realizar cortes em materiais macios, como: madeira e plástico.

Ação pendular

Ação pendular, assim como a ação orbital, é um tipo de ajuste presente em alguns modelos de serra tico-tico. A principal diferença entre ela e a de corte orbital é a penetração da lâmina, permitindo tanto a agressividade quanto a velocidade do corte durante a execução do serviço.

Com as serras com a ação pendular, você consegue cortar facilmente diversos tipos de materiais, não se prendendo apenas a plástico ou madeira, ela permite também cortes rápidos, sendo eles, leves ou agressivos.

Agora que você já sabe a diferença, confira alguns modelos disponíveis no nosso site:

Confira também: Serra Sabre ou Tico Tico? Veja qual escolher!
Ficou alguma dúvida sobre o nosso conteúdo? Deixe um comentário!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *