Um assunto que sempre está em alta é a questão da segurança de processos industriais. Afinal de contas, pode parecer algo simples, mas esse fator é capaz de influenciar fortemente em diferentes tipos de questões dentro de uma fábrica.

Por exemplo, sabemos que uma empresa que não segue as diretrizes de proteção coloca em risco o bem-estar de seus funcionários. Mas você sabia que a qualidade do serviço feito também é afetada por essa questão?

Mais do que isso, toda a credibilidade do negócio pode ser colocada em risco caso um acidente ocorra por conta da negligência do empreendimento.

É por isso que existe uma grande necessidade em estar por dentro do que dizem as normas, sejam elas obrigatórias ou opcionais. Porém, esse fator vai muito mais além. 

Então que tal entender mais sobre essa questão agora?


Boas práticas que fortalecem a segurança de processos industriais

Antes de tudo, precisamos entender no que consiste esse termo tão popular. Apesar do próprio nome indicar que tratamos de ações que buscam garantir a segurança dentro do setor industrial, é preciso entender que essa visão é muito limitadora.

Isso porque a segurança de processos industriais não se restringe às normas vigentes. Ela também inclui ficar atento aos aspectos tecnológicos e de gestão que podem, de alguma forma, interferir nos processos de uma fábrica.

Atualmente ficamos tão presos ao que dizem as normas que nos esquecemos de conferir de perto como andam os processos em nossa empresa. As diretrizes direcionam de forma mais prática essa atividade, mas é importante saber que podemos dar um passo além por conta própria.

Um exemplo bem prático é que todos nós sabemos que a legislação busca reduzir os riscos de acidente de uma fábrica. Mas será que sabemos identificá-los, se necessário? Essa é a nossa primeira dica:

Identificação de riscos

Eliminar a ocorrência de acidentes, sejam eles graves ou não, é um dos principais objetivos de toda indústria. Entretanto, não basta simplesmente seguir o que dizem as normas no papel, é preciso prestar atenção aos processos no dia a dia.

Depois de implementar as diretrizes, é preciso ficar atento para que tudo esteja ocorrendo como o esperado. Fazer manutenções periódicas e treinamentos constantes também é importante.

Dessa forma, toda a sua equipe terá o conhecimento necessário para identificar situações de risco, caso eles existam. Ou seja, será possível reconhecer, nos pequenos detalhes, problemas que afetam a segurança de processos industriais, corrigindo-os antes que eles se tornem mais graves.

Realização de testes periódicos

Já imaginou poder realizar testes periódicos para conhecer as novas soluções do mercado? Essa atividade, além de trazer maior inovação à sua fábrica, também intensifica a segurança de processos industriais.

Isso porque, assim, você é capaz de substituir máquinas antigas por ferramentas novas e mais seguras. Dessa forma, você sai na frente dos concorrentes de todas as maneiras possíveis!

Utilização de materiais de qualidade

Falando em manutenções periódicas, lembre-se que as ferramentas e materiais em geral utilizados em sua indústria impactam no quesito segurança também. Um produto que não foi desenvolvido e fabricado corretamente pode apresentar falhas de funcionamento sérias e graves.

Por isso, aposte apenas em marcas confiáveis, que sejam reconhecidas no mercado e sigam as normas vigentes.

Escolher modelos que são mais confortáveis também é uma boa estratégia. Isso porque você evita o cansaço do profissional, o que impede que ele trabalhe de forma desleixada e perigosa.


Qualidade Walter Abrasivos

Com mais de 60 anos de experiência no setor de tecnologias de tratamento de superfícies, a Walter é uma empresa canadense que preza muito pelo bem-estar de seus clientes.

Anhanguera Ferramentas | Revendedor Walter Abrasivos

Na Anhanguera você encontra as soluções Walter Abrasivos.

Há mais de 25 anos no mercado de manutenção, reparo e operação, sempre traz o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços preestabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras.

Quer saber mais? Gostaria de falar com nosso atendimento técnico?

Entre em contato:

Tadeu Caetano
tadeu.caetano@anhangueraferramentas.com.br
WhatsApp: (19) 99251-6646

Fonte: https://www.walter.com/pt_BR/noticias-e-eventos/noticias/post/3-dicas-para-garantir-a-seguranca-de-processos-industriais-em-sua-fabrica?utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_campaign=26-04&utm_term=trafego&utm_content=feed


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.